Época de Poda

A época normal da poda realiza-se durante o período de repouso vegetativo após a queda da folha, e uma vez canalizadas as últimas reservas ativas das folhas da videira para as varas, tronco e raízes.

Desde o Verão até à Primavera seguinte, os olhos passam por várias fases de dormência, influenciando a época da poda e o início da rebentação, uma vez que, na fase de pós-dormência, os olhos já retomaram a capacidade de abrolhar (após os primeiros frios do Outono), dependendo o fenómeno apenas das condições climáticas.

fases da dormência gomos latentes

As podas precoces vão desencadear processos de rebentações precoces, que ficam sujeitas à ação de geadas tardias, frequentes em alguns locais da região.

O período de tempo para a realização da poda, praticamente 3 meses, torna-se escasso para quem possui áreas de vinha importantes, e mais escasso ainda quando as condições climatéricas não permitem bons rendimentos com esta operação cultural; por outro lado, não é aconselhável podar durante períodos de fortes geadas, pois os sarmentos estão quebradiços e expõem-se os tecidos das superfícies de corte ao frio.

É importante aplicar o conhecimento sobre a precocidade das castas no abrolhamento, devendo-se iniciar a poda pelas castas mais tardias (caso da casta tinta Vinhão e da casta branca Trajadura). Para minimizar a ação das geadas tardias, a poda pode fazer-se em duas fases, designada por 'poda a 2 tempos',  em que numa pré-poda a videira é podada 'por alto' e mais tarde, é acertada a carga para os níveis pretendidos.

a pesquisar