11 maio 2024A edição 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes apresentou 14 novas categorias, destacando 74 Grandes Vinhos entre Grande Ouro, Ouro e Prata numa cerimónia de entrega de prémios que juntou três centenas de convidados na Alfândega do Porto.
O evento de celebração anual promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) contou com as presenças de José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca, e da Vereadora para o Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, Catarina Santos Cunha, numa noite em que os Vinhos Verdes mostraram a sua versatilidade e variedade de perfis numa cerimónia com o apoio do Millennium BCP e da CA Seguros.
"A Região Demarcada dos Vinhos Verdes apresenta uma grande variedade de castas e de perfis de vinhos que permitem, em cada edição, destacar o trabalho de diferentes produtores nas várias categorias. O papel da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é, precisamente, dar palco aos diferentes produtores, seja através destes prémios ou das muitas acções de promoção que levamos a cabo ao longo do ano em mais de uma centena de mercados.
A participação na categoria vinhos com estágio tem vindo a aumentar neste concurso e no mercado, um reflexo da integração de novas categorias de valor mais elevado nos portfolios dos produtores da Região", refere Dora Simões, Presidente da Direcção da CVRVV.
Em prova cega estiveram 242 amostras, entre as quais o júri destacou 15 produtos na categoria Ouro e 55 na categoria Prata. As amostras a concurso foram avaliadas por um júri constituído por elementos da Câmara de Provas da CVRVV, Bento Amaral, Tim Hogg (Escola Superior de Biotecnologia ? Universidade Católica do Porto), Francisco Campos (Amorim Cork, S.A.), Isabel Afonso (Instituto Politécnico de Viana do Castelo - IPVC), Daniela Costa (ViniPortugal), Maria João Rocha e Elsa Pires (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto - IVDP), Miguel Martelo (CVR Dão), Ana Miquelino (CVR Távora Varosa), Manuel Carvalho e José Augusto Moreira (Jornal Público), José João Santos e Marc Barros (Revista de Vinhos). A nível internacional participaram Charles Metcalfe (UK), Sang Mi Kim (Coreia do Sul), Claudia Juarez (México), Alexandre Takkei (Brasil), Brad Royale (Canadá) e Laura Williamson (EUA), para além de enólogos da Região e da Junta de Recurso da CVRVV.