31 janeiro 2024Na Região dos Vinhos Verdes a história e as tradições caminham juntas. Nessa caminhada, os produtores e associados souberam trazer a modernidade à região na oferta turística e na produção de vinho.
Atualmente, destacam-se dois tipos de turismo que começam a ter uma enorme relevância em Portugal e que nesta região estão profundamente enraizados. São eles o turismo religioso e o turismo histórico.
No primeiro "turismo religioso" é o interesse dos turistas pela religião católica, no caso de Portugal, que prevalece. Esse interesse passa ou pela procura de igrejas e santuários, alguns deles já conhecidos um pouco por todo o mundo; ou por caminhos e peregrinações que lhes possam oferecer maior conhecimento dos usos e costumes locais.
Sempre associados a igrejas, capelas e mosteiros, este turismo partilha também o interesse com o turismo histórico, uma vez que Portugal foi, desde a sua fundação, um reino católico com grande profusão de monumentos ligados à igreja. Até nos vinhos, foram monges de várias ordens religiosas os grandes responsáveis pela replantação de vinhas por todo o reino, depois de reconquistado o território aos árabes no século XIII.
Portugal tem muitos monumentos antigos, de vários estilos, e muitos de carácter religioso. Em plena região dos Vinhos Verdes existe uma Rota que se dedica a mostrar e explicar 58 desses monumentos ? igrejas, capelas, ermidas, pontes, mosteiros, torres e castelos -, espalhados por 12 municípios dos vales dos rios Douro, Sousa e Tâmega, a que se juntam dois centros de interpretação desta rota fantástica: a Rota do Românico.
Em terras de Basto encontram-se vários monumentos da rota do Românico, como o Castelo de Arnóia, a igreja de Santa Maria de Veade e a igreja do Salvador de Ribas, que remontam ao século XIII, com várias intervenções posteriores. Estes monumentos devem ser ponto de paragem quando estiver a passear à descoberta desta região.
Artigo completo Observador: https://observador.pt/especiais/os-caminhos-de-santiago-pela-rota-dos-vinhos-verdes-e-do-romantico/