Doenças

Vírus do Enrolamento

É a doença de origem viral que se encontra mais disseminada na região, muito embora todas as acções na área da selecção da videira e sua multiplicação a tenham sob controlo. Sabendo-se que se propaga pela enxertia de material infectado, e que, a maioria dos porta-enxertos a podem transmitir sem evidenciar sintomas e ainda que se desconhecem agentes vectores (salvo a possibilidade da cochonilha algodão ser um deles), a maior responsabilidade de risco recai sobre a actividade viveirista, que deve multiplicar somente material isento deste vírus.

A sintomatologia mais evidente é ao nível da folha, que se enrola para a página inferior, adquirindo uma cor avermelhada nas castas tintas e amarelada nas brancas, mantendo verdes as nervuras; pode ser confundida com a sintomatologia da carência de magnésio, e ainda com a da cigarrinha verde e a da flavescência dourada. A intensidade dos sintomas é também variável com o ano e com a casta.

Muito embora seja um vírus com que a videira se pode dar razoavelmente, isto é, não apresentar quebras de rendimento, a sua presença afecta essencialmente a qualidade dos vinhos produzidos, dada a dificuldade de maturação diminuindo o teor em açúcares e aumentando o da acidez.

a pesquisar